terça-feira, 7 de outubro de 2014

7 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DOS CASTELOS

 
 
Castelo de Leiria


Os castelos são testemunhas coletivas dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.
Celebra-se a 7 de Outubro o dia nacional dos castelos, sendo esta data celebrada desde 1984, com o objetivo de promover em todo o país iniciativas que visem a reflecção sobre o património fortificado.
Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos Portugueses e conhecer um pouco mais da história destes emblemáticos edifícios.
Provavelmente por sempre ter morado relativamente perto sempre tive um carinho muito especial por um castelo em específico, o Castelo de Leiria.
Mandado edificar por D.Afonso Henriques (séc..XII), uma vez que se encontrava num ponto nevrálgico da defesa da fronteira sul do Condado Portucalense,um,a forma de defesa contra os árabes, viria a tornar-se num próspero centro económico medieval graças ao comércio de cereais e produtos alimentares, de madeiras, de minérios e produtos artesanais.
D.Sanch I , por volta de 1195 mandou erguer as muralhas da cidade. A importância da cidade foi crescendo e tornou-se palco da reunião das primeiras cortes, foi residência de D. Dinis e Rainha Santa Isabel.
Duas vezes perdido e duas vezes reconquistado o castelo de Leiria pertenceria de forma permanente ao Condado Portucalense, ajudando na conquista de Santarém e Lisboa e, logo na construção do país.
Dotado de um estilo romântico, que remonta ao séc.XII, apesenta também algumas características do período ´gótico dionisino (primeira metade do séc.XIV) e gótico joanino (inicio do séc.XV), que advieram das progressivas renovações.
Após a Restauração da Independência o Castelo de Leiria foi uma das primeiras fortificações a erguer o pendão de Portugal. Sem valor militar, caiu no abandono.
Em 1915, por iniciativa da Liga dos Amigos do Castelo, com fundos próprios e auxilio do poder público, foram iniciadas obras de restauro, que se prolongaram intermitentemente até à década de 90.
O castelo encontra-se aberto a público,estando em destaque a torre, requalificada como espaço museológico , onde podem ser apreciado artefactos arqueológicos encontrados no local.
Um castelo que vale a pena visitar, descobrir e regressar.

Torre de Menagem

Paços Reais



Sem comentários:

Enviar um comentário